quarta-feira, 3 de abril de 2024

Tesouros no Céu

 


Estudo para Pequenos Grupos

Quebra-Gelo: O que foi mais significativo na sua semana?


Texto: Mateus 19:16-24 e Mateus 6:19-21


Introdução:  Infelizmente o jovem rico não quis seguir os conselhos de Jesus para herdar a vida eterna. Os tesouros contidos no coração dele falaram mais alto e o fizeram correr na direção errada. Mas não precisa ser assim conosco. Diferente da escolha que o jovem rico fez, nós podemos escolher seguir as orientações de Jesus e juntar tesouros onde eles nunca, jamais se estragarão. Pergunta: O que você acha necessário fazer para ajuntar tesouros no céu?

Algumas dicas para refletirmos.


I – Vender tudo o que tem. Quando Jesus pediu ao jovem que vendesse tudo o que ele tinha, Ele, que já sabia que este era o tesouro do coração daquele rapaz, estava dizendo diretamente para que ele se desfizesse daquilo que ele considerava tão valioso, mas que na verdade não passava de uma riqueza findável e corruptível. Jesus nos dá hoje a mesma orientação: Venda tudo o que tem! Em outras palavras, livre-se de qualquer outra coisa que possa ser um tesouro no seu coração no lugar do verdadeiro tesouro que é Jesus e a vida eterna. Pergunta: Que coisas podem ser um tesouro que nos impedem de chegar a Cristo?


II – Dar aos pobres. Existem pessoas que não possuem a riqueza verdadeira em seu coração, ou seja, não possuem Jesus e a vida eterna. Essas pessoas são chamadas de pobres. Pobre é todo aquele que não possui Jesus em sua vida. Em provérbios 13:7, a Bíblia nos fala que há aqueles que se consideram ricos não tendo nada e outros que se consideram pobres, tendo tudo. Não adianta termos em nosso coração outra riqueza que não o Senhor, viver nossa vida por ela, ter todas as outras coisas, mas não ter o verdadeiro tesouro. Portanto, temos que compartilhar com os que não têm ainda a riqueza de ter a Jesus e a vida eterna, para que eles tenham a oportunidade de ter dentro de si o que de mais valioso existe. Dê aos pobres, compartilhe. Pergunta: O que é ser pobre no sentido espiritual?


III – Seguir a Jesus. Da mesma maneira (e até mais) como nos dedicamos a correr atrás daquilo que antes era a riqueza do nosso coração, devemos empenhar nossa vida em seguir a Jesus. Lembre-se de que são as nossas ações que demonstram qual é a verdadeira riqueza do nosso coração. Por mais bonitas que tenham sido as palavras do jovem rico, no momento em que ele foi desafiado a seguir a Jesus, ele optou por não fazer, pois o seu desejo era seguir outras riquezas que haviam dentro dele. Seguir a Jesus é fundamental para quem deseja ter dentro de si o verdadeiro tesouro. Pergunta: Para você o que significa seguir a Jesus?


Conclusão: Jesus ensina aos seus discípulos que é muito difícil um “rico” entrar no reino dos céus. Não podemos pensar que somos ricos quando a riqueza do nosso coração é terrena e passageira.  nosso coração tem muita facilidade em se apegar, mas não podemos permitir que dentro dele estejam coisas que aparentam ser preciosas mas que na verdade não são. Você deseja a verdadeira riqueza em sua vida? Deseja se livrar das falsas riquezas hoje?


Desafio: Durante esta semana, faça uma avaliação de onde é que você investiu a maior parte do seu tempo e do seu esforço. O que é que tem ocupado a maior parte dos seus pensamentos e coração? Cuidado, estes podem ser os seus tesouros. Pergunte a si mesmo: onde está o meu coração?


Adapt. Rev. Egenildo é pastor da Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras e professor do IBI, Itabuna-BA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedro, Um homem Transformado para Servir

    João 21 A queda de Pedro foi muito triste, mas a sua restauração foi maravilhosa, onde podemos ver a graça incomparável do Senhor Jesus ...