terça-feira, 9 de abril de 2024

Voltando para casa

 

Estudo para Pequenos Grupos

Quebra-Gelo: O que te faz se sentir alguém abençoado?


Texto: Lucas 15: 11-24 e Apocalipse 2:5a.



Introdução: Não podemos permitir que o diabo nos diga que o caminho de volta para casa não existe mais, não podemos acreditar na voz do nosso inimigo, daquele só tem como objetivo nos levar cada vez mais longe. Precisamos ver o que a Bíblia nos orienta como caminho para retornarmos. Apocalipse nos mostra claramente os passos para aquele que andou distante por um tempo, ou pisou na bola e deseja voltar, recomeçar. Pergunta: Por que não podemos deixar que o diabo engane as pessoas achando que não há caminho de volta?

Quais são os atalhos para voltarmos para a casa do Senhor?


I – Lembrar onde foi que caiu. Esse foi o primeiro passo que o filho pródigo deu. Ele percebeu que ele nunca valorizou a casa de seu pai, este foi o erro dele. A Bíblia nos orienta a lembrarmos de onde caímos. Nós não caímos exatamente quando pecamos, mas quando começamos a permitir que o nosso coração comece a se afastar. Caímos quando deixamos de valorizar a casa do Pai e o relacionamento com Ele. Pergunta: Por que muitos não valorizam e abandonam a casa do Pai?


II – Arrepender. O filho pródigo se arrependeu profundamente. Sem arrependimento não há volta verdadeira. Quando nos arrependemos de verdade, nunca mais tornamos à velha prática. O arrependimento é um dos pilares da pregação de Jesus e um dos seus objetivos na cruz, portanto, perceba o valor que esta atitude tem. O orgulho tenta de várias maneiras nos impedir de chegar ao arrependimento. Pensamentos do tipo: todos vão falar de mim, vão saber o que eu fiz, que vergonha de voltar agora e outros semelhantes, são pensamentos que demonstram o orgulho. Pergunta: Comente porque o arrependimento é tão importante.


III – Voltar a prática das primeiras obras. Jesus conta que o filho pensou em voltar como um dos servos do seu Pai, mas ele era filho e voltou como filho. Quando a Bíblia fala da prática das primeiras obras, ela está falando de quando tínhamos um relacionamento de filho de verdade com o Pai, quando éramos apaixonados por Ele, por sua casa. Pense como era a sua vida antes, bem lá no começo. Dedicando tempo para estar somente com Deus, lendo Sua palavra, orando o máximo, desejando estar com Ele. Volte a ser quem você foi criado para ser, filho de verdade, que tem intimidade com seu Pai. Ele está à sua espera! Pergunta: Como você se sente em relação a Deus hoje?


Conclusão: Não importa quanto tempo você tenha ficado longe de casa, se foi por muito tempo ou se essa semana mesmo você caiu e está com seu coração pesado, É hora de voltar para casa! Você tem um Pai que te ama independente do que você tenha feito, independente se você tenha andado no meio de um chiqueiro, Ele o está esperando para trocar suas vestes e refazer a Sua aliança com você. Chega de ficar longe. Você quer voltar para casa? Quer voltar para o seu Pai?.


Desafio: Esta semana, teremos o desafio de colocar em prática as orientações da Bíblia para voltarmos para casa. Quantos de nossos irmãos estão fora da casa, lembra de alguém? Entre em contato, ore, convide para a próxima reunião, convide para o culto, marque uma reunião da casa desta pessoa, vamos resgatá-los.


Adapt. pelo Rev. Egenildo Oliveira pastor da IP Jardim das Oliveira e professor do IBI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pedro, Um homem Transformado para Servir

    João 21 A queda de Pedro foi muito triste, mas a sua restauração foi maravilhosa, onde podemos ver a graça incomparável do Senhor Jesus ...