quarta-feira, 24 de abril de 2024

Uma mudança de olhar

Pergunta Quebra Gelo: Se tivesse um dia de folga na semana, o que gostaria de fazer?

 

Textos: II Coríntios 4:18 e Salmos 121: 1-2.

Resumo: Durante esta célula, aprenderemos que a direção para a qual os nossos olhos estão voltados, é determinante para a nossa vida. Veremos o que a palavra de Deus nos ensina a respeito disso e como fazer para focar no que realmente importa.

Introdução: Chega a ser engraçada a maneira como algumas pessoas lidam com seus problemas. Existem pessoas que pensam que mudar o seu olhar, é não pensar no problema, fingir que ele não está acontecendo e que tudo está muito bem. Mas esta, com certeza, não é a melhor maneira. A Bíblia nos ensina a verdadeira solução para que o nosso olhar seja completamente mudado. _Pergunta:_ Como você acredita que pode mudar o seu olhar?

 Pra ter uma mudança de olhar siga os seguintes passos:

*I – Lembre-se de Deus. Em algum momento, enquanto o salmista ainda estava falando a respeito dos montes e com dúvidas a respeito de como receberia socorro, ele se lembra de Deus! Nesse momento, é como se algo mudasse dentro dele e a sua declaração passa a ser outra: o meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra! O tamanho do monte que se levantou contra a sua vida não importa, o que importa é que você se lembre de Deus. _Pergunta:_ Quais mudanças acontecem quando colocamos Deus em nossas circunstâncias?

 *II –Não valorize as circunstâncias. Quando passamos a olhar somente para o problema, corremos o grande risco de enxergá-lo como sendo maior do que ele realmente é. Paulo ensinou aos coríntios que não devemos nos atentar nas coisas que se vêem (os problemas, as circunstâncias), pois elas são passageiras. O que precisamos de fato, é valorizar as coisas que não se vêem, pois elas são eternas. Não valorize as circunstâncias, elas são passageiras. _Pergunta:_ O que você acha da frase: “Não diga para Deus o tamanho do seu problema, mas diga ao seu problema o tamanho do teu Deus”?

 *III – Pense naquilo que é eterno. Quando nossa mente está focadas nas coisas desse mundo, parece que elas vão, de certa maneira, nos sufocar. Mas quando passamos a pensar naquilo que é eterno, percebemos que existem coisas que são mais importantes. Nossa vida aqui na terra, se comparada à eternidade, é como se fosse apenas um sopro, é isso que a Bíblia diz. Então, volte seus olhos para aquilo que é eterno. _Pergunta:_ Quais efeitos práticos teremos quando pensarmos no que é eterno?

 *Conclusão: Somos tentados a manter os nossos olhos nos problemas, nas lutas, nas dificuldades e a partir disso, nos sentimos sozinhos, fracassados e infelizes. Mas quando elevamos os nossos olhos para o Senhor, percebemos que Ele é muito maior do que qualquer dificuldade e que as coisas eternas são incalculavelmente mais valiosas. Não permita que seus olhos estejam no lugar errado. Eleve os seus olhos ao Senhor e receba o socorro. _Perguntas:_ Você deseja isso? Deseja mudar o seu olhar? Levante a mão, vamos orar.

 Desafio: Separe um tempo esta semana, para nomear quais problemas têm feito você tirar os seus olhos do Senhor. Ore declarando sobre cada um deles, que o seu socorro vem de Deus.

Adapt. Rev. Egenildo Oliveira pastor da IP Jardim das Oliveira e professor do IBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Deus Que Habita Em Nós

 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo ...