Série Pequenos Grupos
Texto: II Crônicas 20:12-15
Quebra-Gelo: Você gosta da natureza? Qual lugar você mais gosta, campo ou praia?
Resumo: Durante este estudo, falaremos a respeito de estarmos em posição de batalha. Aprenderemos a ter as posturas certas para que o Senhor possa assumir o controle de todas as coisas e nos trazer a vitória.
Introdução: Não temos a mínima condição contra algumas situações em nossa vida, mas Deus sempre tem todo poder necessário e Ele pode e quer lutar por nós. Diante da postura do rei Jeosafá, podemos aprender quais são as posturas de alguém que entende que a batalha é do Senhor.
I – Buscar a Deus como primeira atitude. Perceba que assim que o rei foi avisado a respeito da grande batalha que estava se levantando, a sua primeira atitude foi a de buscar ao Senhor e orientar a todos a fazer o mesmo. Muitas vezes, diante das dificuldades, a nossa primeira atitude é tentar lutar, tentar usar as armas que temos, mas a verdade é que somos limitados e agindo assim, corremos sérios riscos. Assim que você perceber que uma luta está se levantando contra a sua vida, tenha como primeira atitude buscar a Deus. Apresente diante do Senhor dos exércitos, a luta que você está enfrentando. Pergunta: Por que muitas vezes queremos lutar com nossas próprias armas?
II – Reconhecer nossa limitação. O rei Jeosafá reconhece: em nós não há forças perante esta grande multidão que vem contra nós e não sabemos o que fazer. Ele reconhece a sua limitação, ele sabe que esta é uma guerra que ele tem grandes chances de perder. Infelizmente, nós confiamos muito em nós mesmos, naquilo que podemos fazer, na nossa força, na nossa inteligência e perspicácia. Mas a verdade é que somos limitados e precisamos reconhecer que algumas coisas fogem do nosso potencial. Quando reconhecemos nossa limitação, apenas estamos entregando a batalha a quem realmente pode lutar ela e nos entregar a vitória. Reconheça sua limitação e veja a vitória chegar. Pergunta: Por que é preciso reconhecer nossa limitação?
III – Colocar os olhos em Deus.* Olhar para as circunstâncias pode ser amedrontador. O pânico tende a tomar conta do nosso coração no momento em que começamos a olhar para as coisas à nossa volta e dar a elas um valor que muitas vezes elas não têm. O rei Jeosafá e com ele todo o povo, decidiram não olhar para o grande exército que estava vindo contra eles e para as coisas que eles poderiam fazer, mas decidiram colocar os seus olhos em Deus. Quando colocamos os olhos em Deus, podemos visualizar a vitória, podemos ver a força e o poder do nosso Deus. Decida hoje não olhar para os problemas e lutas, não olhar para os decretos que as batalhas trazem com elas, mas decida colocar os seus olhos em Deus para que você possa ver a vitória. Pergunta: Por que importante olharmos somente para o Senhor?
Conclusão: Não há batalha que seja maior que o nosso Deus. Não pense que Deus fica somente lá de cima nos assistindo passar pelas lutas. Ele se preocupa verdadeiramente conosco.
Desafio: Vamos entrar na batalha espiritual pelas almas, esta semana vamos orar por pessoas que queremos em nosso pequeno grupo e consequentemente em nossa igreja.
Estudo adapt. pelo Pr. Egenildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário