sexta-feira, 10 de maio de 2024

SEJA HUMILDE DE ESPÍRITO

 

SEJA HUMILDE DE ESPÍRITO

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Prov 29:23)

Desde a infância, a sociedade ensina as pessoas a se considerarem superiores e melhores. Muitos pais perpetuam essa visão na educação de seus filhos. A competição, os elogios ao ego e os conselhos questionáveis fazem com que o indivíduo veja o mundo, tendo a si mesmo como referência máxima. Enquanto o pecado sussurra “seja o maior”, as Escrituras nos instruem “seja um servo”.

No texto bíblico de hoje, aprendemos que “a soberba do homem o humilhará”, enquanto “o humilde de espírito será honrado”. A palavra hebraica para “soberba” (ga’avah) também é traduzida como ‘orgulho’, ‘altivez’ e ‘arrogância’. Ela descreve alguém que vê os outros com um sentimento de superioridade. A Bíblia adverte que a soberba leva à queda, resultando em humilhação. Em contraste, “o humilde de espírito será honrado”, uma honra que, mais do que o reconhecimento humano, reflete um valor profundo diante de Deus. Esse é um tema que merece nossa atenção.

Seja humilde de espírito. Devemos entender que a humildade não significa ser passivo, sem opiniões ou iniciativa, e sim reconhecer a grandeza de Deus e a necessidade de Sua graça e misericórdia diariamente. O humilde é aquele que vê os que estão ao seu redor como pessoas a serem amadas e servidas, não como rivais a serem superados. O verdadeiro humilde agarra-se à honra diante de Deus, mesmo sem o aplauso dos homens.

Evite a soberba. O soberbo acredita que pode ser algo significativo sem Deus, seguindo apenas seus próprios desejos. Ele vê as pessoas ao seu redor como inferiores, incapazes ou medíocres, sempre se considerando o melhor e maior. Quando não é valorizado, culpa a limitação alheia, não a sua. O soberbo será eventualmente confrontado com a grandeza de Deus, seja em vida ou na morte.

Valorize a verdadeira honra. Não se trata de buscar aplausos humanos ou reconhecimento público, mas de abraçar uma vida digna com os valores e propósitos estabelecidos por Deus. Cada um é único e possui dons e oportunidades distintas. Não aspire ser como outro; antes, agradeça a Deus por como Ele o criou e pelo que lhe concedeu. Utilize sua vida, talentos, oportunidades e experiências para servir a Deus e aos outros. Evite a vaidade e não persiga elogios. Sua verdadeira identidade está em Cristo, resguardada por Ele. Portanto, pela graça do Senhor, sejamos humildes de espírito.

Pr. Ronaldo Lidório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Deus Que Habita Em Nós

 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo ...