quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Cientista cristão rebate estudo que alega “explicação científica” para milagre dos peixes

 

Jesus realizou dois milagres em que multiplicou pães e peixes. (Foto ilustrativa: Pixabay)

Em um artigo, pesquisadores afirmam que Jesus não realizou milagres na multiplicação dos pães e peixes, mas que o evento foi resultado de um fenômeno natural; Ken Ham refuta essa afirmação.


Um grupo de cientistas está questionando se a narrativa dos Evangelhos, em que Jesus alimenta 5.000 pessoas com apenas cinco pães e dois peixes foi, de fato, um milagre.

Ken Ham, apologista cristão e fundador do conhecido blog “Answers in Genesis” (Respostas no Gênesis, em português), questiona as afirmações dos pesquisadores.

Em um artigo recente, publicado em um periódico científico, os pesquisadores sugerem que, em vez de uma intervenção sobrenatural divina, a alimentação das 5.000 pessoas e das 4.000 em outra ocasião, assim como a pesca milagrosa, foram apenas “eventos coincidentes”.

Eles estavam investigando o Lago Kinneret, que identificam como o Mar da Galileia mencionado no Novo Testamento.

Para isso, instalaram sensores de temperatura e dispositivos de monitoramento de oxigênio nas profundezas do lago e testaram a velocidade e a direção do vento na superfície.

Em seguida, examinaram "relatos históricos modernos de mortandade de peixes".

‘Apenas mortandade de peixes’

A pesquisa concluiu que os cientistas identificaram períodos curtos em que os ventos fortes na superfície do lago foram capazes de remover o oxigênio das suas profundezas, deixando pouco ou nenhum oxigênio disponível para a vida aquática.

O resultado foi uma mortandade repentina, que, para alguém na praia ou em um barco, parecia uma grande quantidade de peixes subindo lentamente para a superfície do lago, tornando-os facilmente capturáveis – como descrito nos relatos bíblicos.

Esses pesquisadores acreditam que, enquanto Jesus ensinava, um vento soprou sobre o lago, causando uma redução no oxigênio da água devido à estratificação térmica, resultando na morte de um grande número de peixes.

Os peixes flutuaram até a superfície e se deslocaram até a costa, onde “poderiam ser facilmente coletados por uma população faminta”.

Eles também sugerem que, quando Jesus instruiu seus discípulos, que estavam cansados após pescar a noite toda sem sucesso, a jogarem as redes do outro lado do lago, elas atraíram muitos peixes devido à mortandade em massa, tornando os peixes presas fáceis.

Por exemplo, o artigo científico afirma que os peixes foram facilmente capturados, como “era o caso nos relatos da Bíblia”.

"Mas é isso que a Bíblia ensina quando se trata dos cinco pães e dois peixes?", questiona o apologista cristão.

A primeira multiplicação de pães e peixes

Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das cidades seguindo-o por terra. Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Então, ele disse: Trazei-mos. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios. E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças. (Mateus 14:13-21)

Ham diz: "Você pode notar que o texto bíblico não diz nada sobre os peixes serem 'facilmente capturados'”.

Jesus simplesmente pegou os cinco pães e dois peixes, agradeceu a Deus, partiu os pães, entregou tudo aos seus discípulos, e os discípulos distribuíram a comida. Nenhum peixe foi capturado!, esclarece Ham.

E continua questionando: "Mas e a segunda alimentação milagrosa, que cita 4.000 pessoas alimentadas milagrosamente?"

A segunda multiplicação de pães e peixes

Naqueles dias, quando outra vez se reuniu grande multidão, e não tendo eles o que comer, chamou Jesus os discípulos e lhes disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. Se eu os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles vieram de longe. Mas os seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém fartá-los de pão neste deserto? E Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes? Responderam eles: Sete. Ordenou ao povo que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, partiu-os, após ter dado graças, e os deu a seus discípulos, para que estes os distribuíssem, repartindo entre o povo. Tinham também alguns peixinhos; e, abençoando-os, mandou que estes igualmente fossem distribuídos. Comeram e se fartaram; e dos pedaços restantes recolheram sete cestos. Eram cerca de quatro mil homens. Então, Jesus os despediu. (Marcos 8:1-9)

O artigo de Ham diz: “Novamente, nada é dito sobre Jesus ou qualquer pessoa pescando ou coletando peixes na praia (quem quer um peixe morto e fedorento na praia, afinal?!)”

“Claro, outro problema gritante com a explicação natural deles para esse milagre é o pão – de onde vieram os pães? Eles certamente não flutuaram do fundo do lago e foram levados para a praia!”, ironiza Ham.

O texto também diz que, depois que Jesus ter alimentado os 5.000, a multidão ficou atônita e tentou fazer de Jesus um rei à força (João 6:14).

E questiona: “Por que a multidão ficaria tão surpresa que os seguidores de um homem reuniram um monte de peixes mortos de uma praia e os entregaram para tentar fazê-lo seu rei, presumivelmente para derrubar os romanos? Não faz sentido algum.”

“E quanto à pesca milagrosa – uma mortandade poderia explicar isso? Esse evento aconteceu duas vezes, uma no início do ministério de Jesus (Lucas 5:1–11) e novamente após sua ressurreição (João 21:1–14). Então, esses pesquisadores estão sugerindo que um raro evento de mortandade ocorreu quatro vezes durante o ministério de Jesus – e ele simplesmente conseguiu lucrar com isso todas as vezes! E os discípulos, pescadores experientes na água, não viram os peixes subindo à superfície, mas Jesus na praia os viu? Novamente, isso não corresponde aos detalhes fornecidos no texto!”, afirma.

Ao refutar o artigo, Ham diz que os milagres na Bíblia não são problemas que precisam ser explicados de forma plausível ou científica.

“Jesus é Deus; ele falou e tudo veio à existência. Transformar um punhado de pães e peixes em um banquete para uma multidão ou ordenar que um grande cardume de peixes nade para uma rede não é nada para ele!”, conclui.

Fonte: Guiame, com informações do Answers in Genesis

Aquietai-vos

 


"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus..." Salmos 46:10


Logo no primeiro verso do Salmos 46, encontramos a seguinte afirmação: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações". 

Somente este motivo já é mais do que suficiente para lançarmos todas as  nossas inquietudes aos pés do Senhor.

Aquietai-vos é uma palavra incisiva para fazer calar nossas ansiedades, incertezas, preocupações, agitações e temores. Aquietai-vos também é um chamado à fé, à confiança, à serenidade e a plena convicção de que os cuidados do Pai jamais falhará.

Aquiete-se porque Jeová é Deus

Aquiete-se porque O Senhor dos Exércitos está conosco. Ao menos é isso que nos afirma por três vezes o Salmos 46.

Pb. Levi Almeida

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Escola na Inglaterra remove referências ao Natal para ser mais “inclusiva”

 

Wherwell Primary School in Andover. (Foto: Captura de tela/Google Maps).

A Escola Primária Wherwell pediu à companhia infantil para retirar canções de Natal do tradicional teatro natalino que apresentará aos alunos.

Uma escola decidiu remover referências ao Natal de um teatro tradicional encenado para os alunos, para ser mais “inclusiva”, na Inglaterra.

Segundo o Daily Mail, a decisão da Wherwell Primary School em Andover, no condado de Hampshire, provocou críticas de vários pais.

Em uma carta, a direção do colégio comunicou os responsáveis de seus 126 estudantes que a peça “João e o Pé de Feijão”, encenada pela companhia infantil “Chaplins Pantos”, não teria referências ao Natal.

A diretora, Mandy Ovenden, alegou que o objetivo era fazer um evento “inclusivo” para que crianças de todas as religiões participassem da pantomima – teatro de gestos realizado tradicionalmente na época de Natal

Após os pais criticarem a ação, a diretora enviou uma segunda carta explicando a decisão da escola. 

Mandy afirmou que pediu para que a companhia teatral retirasse as canções de Natal que estavam incluídas no espetáculo.

“Temos várias famílias que não celebram o Natal ou o fazem de uma maneira diferente. Os filhos dessas famílias são retirados de eventos como este, a pedido de seus pais”, afirmou a diretora.

“Como este não é um evento de Natal, mas um teatro, pode ser apreciado por todos com as mudanças que solicitamos. Estamos ansiosos para que todos os nossos filhos gostem da pantomima e, para que seja um evento totalmente inclusivo”, argumentou.

Mesmo assim, os pais ficaram insatisfeitos com a escola. “Isso não deveria ser permitido. O Natal é comemorado em todo o Reino Unido e no mundo, e você simplesmente não pode erradicá-lo para que algumas pessoas não se ofendam. Uma pantomima só é realizada no Natal, mas é uma loucura que não possa haver menção à palavra”, protestou um dos pais, em entrevista ao Daily Mail.

Outro responsável declarou: “A diretora está errada cedendo ao capricho de uma pequena minoria de pais. Ela ou a empresa de teatro deveriam ter dito ‘não’. Você não pode erradicar nossa história e cultura”.

A atitude de remover referências ao Natal em um teatro natalino acontece mesmo com a Escola Primária Wherwell afirmando em seu site que é uma instituição que valoriza os valores britânicos, como democracia, tolerância e liberdade individual.

À imprensa, um porta-voz da escola declarou: “Estamos muito entusiasmados por poder presentear nossos alunos com uma pantomima totalmente inclusiva este ano. Como fazemos todos os anos, também estamos realizando uma série de celebrações de Natal durante o restante do semestre, garantindo que, em geral, nossa programação planejada de eventos seja bem equilibrada e reflita toda a nossa comunidade escolar”.

Fonte: Guiame, com informações de Daily Mail

Fonte de Esperança

 

Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Romanos 15:4

O que diferencia as Sagradas Escrituras de qualquer um outro livro, além do fato de ter sido ela inspirada por Deus, é a sua finalidade.

A Bíblia não é um livro de autoajuda, mas nela encontramos a ajuda do auto, capaz de agir e nos socorrer em qualquer tempo e em qualquer situação.

Nenhum outro livro na face da terra tem o poder e a eficácia de gerar tamanha esperança na vida do homem quanto as Sagradas Escrituras. Porque tudo quanto nela está escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e pelo encorajamento que encontramos exclusivamente nela, tenhamos esperança nas promessas de Deus.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

“A perseguição aumentou e precisamos acordar”, alerta grupo que apoia cristãos perseguidos

 


A Global Christian Relief está lembrando as igrejas no Ocidente de orarem pelos irmãos perseguidos. (Foto: Global Christian Relief).

A Global Christian Relief pediu que a Igreja do Ocidente se levante em oração pelos irmãos que enfrentam perseguição em várias partes do mundo.

Um grupo que apoia cristãos perseguidos está chamando a Igreja do Ocidente para acordar para a realidade dos irmãos que enfrentam perseguição ao redor do mundo.

A Global Christian Relief (GCR) leva ajuda em cinco regiões do planeta, incluindo Ásia Central e Oriental, América Latina e Sudeste Asiático. A organização também informa sobre os casos de violência e conscientiza os cristãos ocidentais a se solidarizarem com seus irmãos perseguidos.

“Houve um aumento na perseguição e opressão dos cristãos nos últimos 15 anos ou mais. E precisamos despertar para isso e fazer algumas coisas”, alertou o presidente da GCR, David Curry, em entrevista ao The Christian Post.

No primeiro domingo de novembro (3), a Global Christian Relief realizou um culto ao vivo para marcar o Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida.

Na transmissão, foram exibidos vídeos de testemunho de cristãos perseguidos, incluindo um sobrevivente dos massacres do Boko Haram na Nigéria e um defensor da igreja clandestina na Coreia do Norte. 

O evento ainda destacou a perseguição enfrentada pelos seguidores de Jesus no Nepal, que não é tão conhecida.

No país, de maioria hindu, os cristãos nepaleses enfrentam o risco de serem atacados por suas famílias ou de serem expulsos de suas casas por deixarem o hinduísmo e seguirem a Cristo.

Além disso, o governo também oprime os cristãos através de leis anticonversão e do fechamento de igrejas.

“Não queremos ver as pessoas se magoarem, mas o que realmente queremos é dizer: ‘Você sabe o que está acontecendo com seus irmãos e irmãs ao redor do mundo?'”, explicou David.

“Incluindo o Nepal e as pressões que eles enfrentam apenas para fazer coisas simples como ler as Escrituras, ir à igreja pacificamente e praticar sua fé”.

Uma convocação para a oração

Para David, o primeiro passo para o cristãos do Ocidente ajudarem seus irmãos perseguidos é orarem por eles.

“Temos que reconhecer que esta é uma batalha espiritual. Primeiro, temos que começar com a oração. É vida ou morte. Portanto, temos que entender que é mais do que apenas política. É por isso que começamos com a oração e depois há a defesa”, enfatizou o líder.

“Acho que uma vez que as pessoas vejam que sua voz faz a diferença, podemos começar a falar sobre isso com nossos representantes, fazendo com que nossas igrejas orem sobre isso, e podemos mover a agulha nos governos ocidentais, nos EUA, no Reino Unido, na França, falando pelos cristãos que estão sendo perseguidos por sua fé”, concluiu.

Fonte: Guiame, com informações de The Christian Post

Série – Fé e Boa Consciência

 


Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, 1°- Timóteo 4:1-2

Pense na consciência como um tribunal moral que o próprio Deus colocou em cada um de nós. Agora, imagine se esse “tribunal” estiver corrompido, perdendo o apreço por aquilo que o guia a ser ilibado, e passar a ter prazer pelo que é corrupto, adulterando suas convicções e práticas; qual será o resultado de suas decisões?

O Espírito de Deus afirma expressamente que uma mente cuja consciência esteja cauterizada torna-se o ambiente propício para o engano, a hipocrisia, a mentira e a apostasia da fé, visto que é um estado espiritual em que a consciência de uma pessoa se torna insensível, endurecida e fria, tornando-se absolutamente inconsciente e morta para com as coisas de Deus.

Pb. Levi Almeida

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Junta Militar de Mianmar proíbe igrejas de exibirem cruzes e exige lista de membros

 

A polícia proibiu os templos de exibirem cruzes. (Foto: International Christian Concern).

A polícia da cidade de Sittwe determinou novas restrições às igrejas locais, incluindo autorização prévia para realizar cultos.

A Junta Militar de Mianmar continua reprimindo o cristianismo no país, em meio à guerra civil entre o exército e as milícias rebeldes.

Desde quando tomaram o poder em Mianmar, em fevereiro de 2021, os militares têm governado sob um regime budista-nacionalista, prendendo pastores, destruindo igrejas e vigiando cristãos.

Recentemente, a Junta impôs novas restrições às igrejas em Sittwe, capital do estado de Rakhine. 

A polícia proibiu os templos de exibirem cruzes. Além disso, as igrejas devem pedir autorização prévia das delegacias de polícia locais para realizarem cultos e enviar uma lista dos participantes.

“No mês passado, instalamos uma cruz, um símbolo de nossa fé, para identificar a igreja cristã aqui, mas a polícia veio e exigiu que ela fosse removida”, relatou um cristão, que não teve o nome revelado, em entrevista ao International Christian Concern.

“Nós oramos antes de colocá-la, então nos recusamos a retirá-la nós mesmos e, em vez disso, pedimos que a removessem”, acrescentou ele.

Mesmo possuindo uma licença das autoridades para funcionar, a partir de agora, a igreja do cristão terá que enviar às autoridades um relatório com os horários das reuniões e os nomes dos membros.

Em áreas controladas pela Junta Militar, a preocupação com a liberdade religiosa aumentou entre os cristãos.

Liberdade religiosa afetada

“Em junho, o Exército Arakan deteve cinco pastores cristãos locais em Kyauktaw”, denunciou um morador de Sittwe. 

“As comunidades cristãs locais estão cada vez mais preocupadas com sua capacidade de adorar livremente”, lamentou.

Mianmar ficou em 17º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024 dos lugares mais difíceis para ser cristão. Conforme a missão, o país lidera o ranking com o maior número de igrejas fechadas.

Em janeiro deste ano, uma igreja foi bombardeada após um ataque aéreo em Mianmar. Conforme a Portas Abertas, o ataque ocorreu no vilarejo Kanan, nos limites da cidade de Sagaing.

Ao menos 17 pessoas foram mortas, incluindo nove crianças. De acordo com o Mission Network News, 11 das 17 vítimas eram cristãs.

Fonte: Guiame, com informações de International Christian Concern

Série – Fé e Boa Consciência

 

Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
1 Timóteo 1:19

A título de analogia, ouso dizer que a consciência é o ‘nervo’ mais sensível da mente humana. É por meio da consciência que decidimos entre o certo e o errado, o bem e o mal, o útil e o vil. Dessa forma, ainda que alguém afirme ter fé, desprezando contudo, a prática da boa consciência, é como um corpo humano que, apesar de possuir uma mente aparentemente funcional, tem o seu ‘nervo ciático’ lesionado, comprometendo toda a funcionalidade do corpo.
A fé e a boa consciência precisam estar diretamente interligadas, visto que aqueles que rejeitam a prática da boa consciência, inevitavelmente naufragarão na fé.

Pb. Levi Almeida

Junta Militar de Mianmar proíbe igrejas de exibirem cruzes e exige lista de membros


 A polícia proibiu os templos de exibirem cruzes. (Foto: International Christian Concern).

A polícia da cidade de Sittwe determinou novas restrições às igrejas locais, incluindo autorização prévia para realizar cultos.

A Junta Militar de Mianmar continua reprimindo o cristianismo no país, em meio à guerra civil entre o exército e as milícias rebeldes.

Desde quando tomaram o poder em Mianmar, em fevereiro de 2021, os militares têm governado sob um regime budista-nacionalista, prendendo pastores, destruindo igrejas e vigiando cristãos.

Recentemente, a Junta impôs novas restrições às igrejas em Sittwe, capital do estado de Rakhine. 

A polícia proibiu os templos de exibirem cruzes. Além disso, as igrejas devem pedir autorização prévia das delegacias de polícia locais para realizarem cultos e enviar uma lista dos participantes.

“No mês passado, instalamos uma cruz, um símbolo de nossa fé, para identificar a igreja cristã aqui, mas a polícia veio e exigiu que ela fosse removida”, relatou um cristão, que não teve o nome revelado, em entrevista ao International Christian Concern.

“Nós oramos antes de colocá-la, então nos recusamos a retirá-la nós mesmos e, em vez disso, pedimos que a removessem”, acrescentou ele.

Mesmo possuindo uma licença das autoridades para funcionar, a partir de agora, a igreja do cristão terá que enviar às autoridades um relatório com os horários das reuniões e os nomes dos membros.

Em áreas controladas pela Junta Militar, a preocupação com a liberdade religiosa aumentou entre os cristãos.

Liberdade religiosa afetada

“Em junho, o Exército Arakan deteve cinco pastores cristãos locais em Kyauktaw”, denunciou um morador de Sittwe. 

“As comunidades cristãs locais estão cada vez mais preocupadas com sua capacidade de adorar livremente”, lamentou.

Mianmar ficou em 17º lugar na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas de 2024 dos lugares mais difíceis para ser cristão. Conforme a missão, o país lidera o ranking com o maior número de igrejas fechadas.

Em janeiro deste ano, uma igreja foi bombardeada após um ataque aéreo em Mianmar. Conforme a Portas Abertas, o ataque ocorreu no vilarejo Kanan, nos limites da cidade de Sagaing.

Ao menos 17 pessoas foram mortas, incluindo nove crianças. De acordo com o Mission Network News, 11 das 17 vítimas eram cristãs.

Fonte: Guiame, com informações de International Christian Concern

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

UMA IGREJA VIVA, SERVINDO AO DEUS VIVO

 


UMA IGREJA, SERVINDO AO DEUS VIVO

Atos 2.42-47

Em um mundo marcado por incertezas e desafios, a igreja é chamada a ser um farol de esperança. Uma igreja que serve ao Deus Vivo, busca despertar em cada participante o desejo de viver uma fé autêntica, marcada pelo amor ao próximo e pelo compromisso com a missão de Jesus. Neste contexto, a igreja de Jesus pode se tornar um instrumento transformador na vida das pessoas e na sociedade, resgatando os valores do Reino de Deus e construindo um futuro mais justo e fraterno.

A igreja, ao longo dos séculos, tem sido desafiada a repensar a sua missão e o seu papel no mundo. Nesta atualidade somos convocados a propor uma reflexão teológica sobre o chamado da igreja para servir ao Deus Vivo num momento desafiador em que estamos passando. A partir de uma análise aprofundada das Escrituras e da tradição cristã, precisamos oferecer subsídios para que a igreja possa renovar a sua identidade e a sua prática, tornando-se um sinal vivo da presença de Deus no mundo e relevante para a sociedade.

Líderes e membros de igrejas, muitas vezes, se deparam com o desafio de viver uma fé relevante e transformadora no dia a dia. ‘Uma igreja servindo ao Deus Vivo’ precisa oferecer ferramentas práticas para que cada irmão, para que assim ela possa se tornar mais missionária, acolhedora e engajada com as necessidades da comunidade. No nosso contexto, somos desafiados, a encontrar sugestões para a vida devocional, o discipulado, a evangelização e o serviço social, mas isso não pode ser meramente teórico, mas prático na vida da igreja hoje.

Portanto, convido você a embarcar numa profunda reflexão sobre o chamado divino de uma igreja viva e atuante. Por meio de estudos bíblicos, experiências práticas e testemunhos inspiradores de vida com o Senhor, devemos aprender e viver o que significa servir verdadeiramente a um Deus vivo num mundo cada vez mais desafiador. A Igreja precisa cumprir a sua missão de proclamar o Evangelho, amar ao próximo e transformar o mundo.

O desafio é para todos os que anseiam por uma igreja mais vibrante, mais relevante e mais engajada com a missão de Cristo. Se você é pastor, líder de ministério, membro de igreja ou simplesmente alguém que busca aprofundar a sua fé, é chamado para despertar e viver o Evangelho do Deus vivo nesta atualidade cumprindo a missão para a qual fomos comissionados.

Pr. Eli Vieira

Extremistas matam 200 pessoas em ataques em Burkina Faso

 


A vila de Manni ficou vazia após os ataques durante quatro dias (foto representativa)

Certos da impunidade, jihadistas atacaram comunidade cristã por quatro dias

No início de outubro, ao menos 200 pessoas foram mortas na região leste de Burkina Faso. Extremistas islâmicos atacaram a vila de Manni durante quatro dias seguidos. As ações começaram com o assassinato de 17 soldados de uma patrulha militar. Nos dias seguintes, retornaram com o objetivo de matar mais pessoas da comunidade de maioria cristã.

Um dia depois de assassinar os militares, os radicais atacaram o mercado e muitas pessoas fugiram e se refugiaram em lojas e casas, mas os extremistas incendiaram os locais e fizeram mais vítimas fatais. Certos da impunidade, os jihadistas retornaram no dia seguinte, atearam fogo nos carros e atiraram em profissionais de saúde que socorriam os feridos do dia anterior.  

Os radicais islâmicos queriam acabar com a vida de os sobreviventes do incidente anterior e retornaram à vila para matar somente os homens sobreviventes. Essa é uma tática usada para deixar mulheres e crianças vulneráveis a sequestros, casamento e recrutamento forçados.

De acordo com a agência Fides, muitas das vítimas desses ataques eram deslocados que haviam fugido de suas casas e comunidades por causa da violência de grupos armados e de extremistas. Os sobreviventes dos ataques, incluindo muitos cristãos, deixaram a vila de Manni.

O líder de campo da Portas Abertas na África Ocidental explicou que há um trabalho para localizar as pessoas que fugiram do vilarejo para comunidades vizinhas para apoiá-las em suas diversas necessidades. O projeto de socorro a cristãos deslocados, que já estava planejado, precisou ser suspenso.

Ataques constantes

No mês de agosto, o grupo jihadista Jama’t Nusrat al-Islam wa al-Muslimin (JNIM) atacou os habitantes de Barsalogho, na província de Sanmatenga, enquanto cavavam trincheiras. Estimativas iniciais indicavam que entre 300 e 400 pessoas, principalmente civis, foram mortas.

No entanto, relatórios recentes indicam que 600 pessoas morreram nesse ataque. Pelo menos 28 das vítimas eram cristãs e as demais eram soldados e membros dos Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP).

No dia seguinte, outro grupo jihadista afiliado ao JNIM atacou a igreja Christian Alliance na vila de Kounla. Os agressores alvejaram lares cristãos, forçaram os homens a entrarem na igreja e executaram 30 deles. Fontes locais dizem que 27 das vítimas eram cristãs.

Participe do Desperta África

Você pode participar da campanha global Desperta África de diversas formas, uma delas é assinando uma petição que pede por proteção, justiça e restauração da população vítima da violência na África Subsaariana. Assine agora a petição global!

Pedidos de oração

  • Ore por consolo, cura e suprimento das famílias e amigos das pessoas mortas e dos sobreviventes.
  • Clame pela paz e pelo fim dos grupos armados e extremistas na África Subsaariana.
  • Interceda por sabedoria e discernimento aos governantes do país, para que combatam a violência e socorram a população.
  • Peça pela conversão dos jihadistas, para que tenham suas vidas transformadas por Cristo.

Fonte: Porta Abertas

Verdadeiramente Livres

 


Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36

Se voltarmos os olhos ao versículo inicial desta reflexão, podemos chegar a duas conclusões irrefutáveis.

A primeira, aparece implícita logo na primeira frase: “Se pois o Filho vos libertar”. A verdade aqui presente, é que todo e qualquer indivíduo sem Jesus em sua vida, é um homem cativo e preso em seus próprios delitos e pecados. 

É como um pássaro posto numa gaiola. Alí ele canta, salta, come e bebe. Mas, a sua liberdade está cerceada, e ele agoniza no cárcere da sua existência, tentando de todas as formas se ver livre, mas sem êxito.

A segunda conclusão está na segunda frase do versículo: “verdadeiramente sereis livres”. Note que essa frase está diretamente ligada à pessoa de Jesus, indicando que Ele é a única chave que abre os calabouços de nossas vidas, nos fazendo gozar da verdadeira liberdade, que só existe no Filho de Deus.

Pb. Levi Almeida

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

10.000 estudantes se reúnem e centenas aceitam Jesus no Texas: ‘Deus se moveu’

Mundo News


 Estudantes lotam a Reed Arena para um culto. (Foto: Instagram/Unite Us)

Os estudantes se reuniram em um culto realizado no Reed Arena.

Os EUA têm testemunhado uma onda de estudantes se manifestando publicamente em diversos estados, como ocorreu em setembro, quando milhões deles se mobilizaram para orar nas escolas por 64 países.

A iniciativa See You at the Pole (“Te Vejo no Mastro da Bandeira”), liderada por estudantes, está em seu 33º ano. Os alunos se uniram em mastros de bandeiras em seus campi nos EUA e em outros países para orar e muitos registraram o momento nas redes sociais.

Também em setembro, o ministério New Life Young Adults, uma organização estudantil oficialmente reconhecida no campus Corpus Christi da Universidade Texas A&M, realizou um evento de evangelismo que contou com grande participação dos alunos e teve um forte impacto.

O evento, focado em agricultura e engenharia mecânica, atraiu cerca de 1.500 pessoas e resultou no batismo de dezenas de estudantes.

Agora, milhares de estudantes se reuniram em um culto realizado em um estádio no Texas.

“Estamos absolutamente impressionados com a forma como Deus se moveu hoje à noite na Reed Arena à medida que mais de 10.000 estudantes universitários se reuniram para levantar o nome de Jesus”, escreveu a Unite Us em seu perfil no Instagram.

“Nunca tomaremos como garantido a forma como Deus apareceu – noite após noite, universidade após universidade”.

Sarah Breuel, missionária brasileira e diretora executivo do Revive Europa, deixou uma mensagem no post:

“Eu estava de coração e alma com vocês lá, orando do outro lado do Atlântico! Pai, obrigada pelas sementes precoces de avivamento, respire de novo aqui na Europa também, em nome de Jesus!”.




E postou nos stories do seu próprio Instagram: “Deus está agindo nos campi universitários, você consegue ouvir o barulho?”

Segundo a organização cristã, os jovens estudantes que foram até o estádio não se decepcionaram com o mover espiritual derramado entre eles.

“As pessoas dizem que não há esperança para a geração Z. Mas depois desta noite, temos mais esperança do que nunca que esta geração nos guie no maior reavivamento que a nossa nação já viu”.

Além de ouvir a ministração da palavra de Deus e louvores, dezenas de jovens decidiram se batizar:


Estudantes se batizam. (Foto: Instagram/Unite Us)

E finalizaram: “Esta pode ser a nossa última Unite do semestre, mas acreditamos que é apenas o começo de tudo o que Deus tem reservado.”

Fonte: Guiame

Série - Jesus, O Bom Pastor


 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9



Penso que o maior dos dilemas que aflige todos os homens, seja: Como Posso Ser Salvo? 

Muitas pessoas, dos mais céticos aos mais religiosos, fizeram essa pergunta para Jesus durante o seu ministério, provando que lá no íntimo, todo homem sabe que carece de salvação.

A narrativa de Jesus no décimo capítulo de João, não é apenas um discurso sobre a relação Pastor e ovelha, mas uma resposta clara para tão grande dilema.

A mensagem central do capítulo de João 10 é: Só existe um meio pelo qual o homem pode ser salvo: JESUS.

Ele é a porta. Ele é o Caminho. Somente Ele é o acesso legítimo. Todos os que entrarem por Ele, serão salvos. Visto que, "não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Atos 4:12.

Presb. Levi Almeida

Pedro, Um homem Transformado para Servir

    João 21 A queda de Pedro foi muito triste, mas a sua restauração foi maravilhosa, onde podemos ver a graça incomparável do Senhor Jesus ...